quarta-feira, março 10, 2010

Hoje, teremos uma edição especial da série de reportagens "Templos do Futebol Gaúcho"

O Grande e Magnífico... Bento Freitas

História
    Inicialmente o G.E. Brasil não tinha seu próprio estádio, seus jogos durante um tempo foram realizados nos estádios dos adversários. Quando então o Dr. Augusto Simões Lopes cedeu aos rubro-negros um campo de sua propriedade localizado na Estação Férrea. Nele foram travadas memoráveis partidas que fizeram vibrar o público que cada vez mais era atraído pelo futebol que se aprimorava, constituindo-se em belos espetáculos. Seu apelido é Baixada.


Construção,  Inauguração e o primeiro Gol.
    Em 1939, a grande conquista do G.E. Brasil foi a compra de um terreno à rua 13 de Maio, atual Princesa Isabel pelo G.E. Brasil, para a construção ali do seu novo estádio. O nome oficial é Estádio Bento da Silva Freitas, uma homenagem ao presidente na época da construção o senhor Bento Mendes de Freitas.

    Os torcedores xavantes assistiram a inauguração do Estádio rubro-negro em 1943, num jogo amistoso do Brasil com o Força e Luz, de Porto Alegre, considerado, na época, um grande acontecimento esportivo, ficaram mais emocionados ainda ao verem um novo estádio, quando da sua reinauguração.
   O primeiro gol do Bento Freitas foi marcado por Birilão do Xavante.

Por dentro da Baixada
   A casa do Brasil de Pelotas foi contruída numa área de 29.730 m², sendo que o estádio ocupa 23.254 m².
   As Dimensões originais do Gramado são 106 x 68 m, o gramado está dentro dos padrões FIFA e a Grama é a mesma utulizada no Olimpico e Beira-Rio, Bermuda Green. O  Bento Freitas também passui 6 lanchonetes, 17 banheiros (sendo 9 masculinos e 8 femininos), 5 vestiários (sendo 1 para arbitragem), 4 bilheterias e uma grande Placar eletrônico.


Capacidade e Público recorde.
Atualmente o Bento Freitas tem capacidade para 18 mil pessoas. Porém a baixada já recebeu 22.115 pagantes, no dia 18 de Julho, de 1985, na partida Brasil 2 X 0 Flamengo-RJ

O Primeiro Bra-Pel
    O primeiro clássico Bra-Pel ali realizado, o Brasil derrotou o Pelotas por 3 x 1 e Mortosa assinalou o primeiro gol no clássico que virou história, não pararam de acontecer grandes e memoráveis vitórias do rubro-negro naquele local.

Fotos do Bento Freitas

A seguir teremos videos uma torcida Fanatástica, a torcida Xavante. A Maior e Mais Fiel do Interior dá show nas arquibancadas em dia de jogo. A torcida é a única do RS a ter uma charanga com a sua tradicional chamadinha quando o arbitro apita o inicio do jogo.

Nenhum comentário: