sexta-feira, abril 23, 2010

A Polêmica do Mascote Colorado ! O Preconceito com o Saci !

     Ano passado, o Internacional fez uma eleição para escolher um "novo" mascote para ações sociais. O escolhido foi um macaquinho chamado Escurinho. Uma homenagem ao jogador colorado que passava por sérios problemas de saúde.
    Vejo muitos colorados reclamando e com razão, de que a direção do Sport Clube Internacional ACABOU com o Saci, um dos maiores símbolos do colorado sendo substituído pelo Macaco.
  
    Na coluna do Wianey Carlet, da Zero Hora, de hoje, ele publicou um e-mail de uma torcedora do inter, reclamando da matéria do Globo Esporte, que reuniu todos os mascotes dos times Brasileiros da "Série A" e entre eles o Saci não estava e sim o Macaquinho, que segundo a direção do inter seria apenas para ações sociais.
   Pois bem, um diretor do inter respondeu o Wianey relantando o motivo pelo qual o saci foi um pouco afastado.
   É Impressionando os Argumentos Preconceituosos Usados !Veja

   "O Saci continua sendo o mascote oficial do clube, estamos tentando resgatá-lo, pois a nova geração, acostumados aos desenhos japoneses e americanos, desconhece o Saci e sua importância em nosso folclore.

   O Escurinho, não é o novo mascote do clube, sim o mascote dos projetos sociais, que foi escolhido numa enquete pelas mais de 600 crianças atendidas por nós, onde apresentamos varias alternativas de personagens inclusive o Saci.
   Outro ponto, o Saci hoje tem rejeição por parte das crianças,pelo fato de não ter uma perna, isso é visto como perdedor e por fumar cachimbo, além de ser politicamente incorreto as crianças estão associando este ato ao ato de fumar Crack. Se observares onde temos usado o Saci ele já aparece sem o cachimbo."

  Esse último Parágrafo é extremamente preconceituoso. Só pelo fato de não ter uma perna .... Por favor isso não pode ser motivo de abandonar um mascote !
  Ligar o cachimbo com crack tudo bem até passa, mas gerar um preconceito pela deficiência física e o pior dizer que é visto como um perdedor ! ISSO JAMAIS pode acontecer.
  Eu nunca vi nenhum criança rejeita um saci por ter uma perna só. Será que ninguém quando era criança viu o Sítio do Pica Pau Amarelo ? O Saci faz parte do folclore brasileiro e tem que ser resgatado e não deixar de lado.
   A direção do inter deveria tirar esse preconceito das crianças fazendo campanhas nas escolas, mostrando a história do saci. Uma dica seria fazer revistinhas em quadrinhos.
 

Nenhum comentário: