sexta-feira, agosto 26, 2011

Futebol do interior gaúcho pede apoio do Estado para sobreviver !!!

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

>>> Presidente do São Paulo, Jair Rizzo:
        “Perguntei que ruínas eram aquelas, me responderam que era o estádio do Grêmio Santanense”. Fundado em 1913, campeão estadual em 1937, o Grêmio Football Santanense é hoje mais um vulto que paira moribundo no futebol do interior gaúcho. A descrição sobre a situação atual do clube foi dada por Jair Rizzo, presidente do São Paulo de Rio Grande, que se mantém a duras penas na segunda divisão estadual – com cerca de R$ 2 milhões de dívidas. Dirigentes de clubes do interior gaúcho se reuniram em audiência pública na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira.

>>Presidente do Riograndense Julio Ausani
       “Santiago, São Borja, Uruguaiana, São Gabriel, Cruz Alta não têm mais clubes disputando o campeonato gaúcho. Passo Fundo não tem mais clubes na primeira divisão. Os dois clubes de Bagé (Guarany e Bagé) caíram para a terceira divisão, que está sendo criada”, completou Julio Cesar Ausani, presidente do Riograndense de Santa Maria, mostrando que a situação do Grêmio Santanense é mais regra que exceção.

>>Deputado Alexandre Lindenmeyer
       A audiência foi uma iniciativa do deputado Alexandre Lindenmeyer (PT), que já presidiu o tradicionalíssimo Sport Club Rio Grande, fundado em 1900 e considerado o clube mais antigo do país ainda em atividade. O parlamentar propõe que o auxílio do Estado aos clubes deixe de ser “paternalista” e passe a ser uma política pública, que pode envolver, segundo ele, educação, inclusão, cultura, turismo, entre outras áreas.
      A audiência serviu de subsídio para compor esta proposta, mas ela já tem um ponto básico: aumentar os patrocínios de estatais para os clubes do interior, desde que eles cumpram contrapartidas. “Os clubes que quiserem apenas patrocínio, já estão recebendo patrocínio do Banrisul. Os clubes que quiserem mais recursos precisam pensar em contrapartidas”.

>>Segundona na TVE
       O petista afirmou que a discussão inclui até mesmo a participação da TVE, que enviou um representante à audiência. “Existe um diálogo para que possamos dar visibilidade aos clubes que estão à margem, por meio da TVE. Pode ser desde a transmissão de jogos, ou pela divulgação, dando enfoque à cultura dos municípios, à história dos clubes”, afirmou o parlamentar.
       O representante da Casa Civil, Bruno Scheidemandel, sinalizou que o governo pode estabelecer patrocínios aos clubes não apenas com o Banrisul, mas com outras estatais, como Sulgás e Corsan.

>>Críticas dos clubes ao Banrisul
       Representantes dos clubes se mostraram contentes com a disposição de parlamentares e do governo, mas criticaram a distribuição atual do patrocínio estatal. “A dupla Grenal ganha milhões do Banrisul”, lembrou o presidente do São Paulo-RG, Jair Rizzo. “Não é razoável que o banco dos gaúchos não possa contribuir razoavelmente com os clubes”, questionou Julio Cesar Ausani, do Riograndense-SM. O dirigente lembrou que clubes pequenos têm a mesma carga tributária dos grandes e sugeriu que lhes fosse permitido aderir ao Simples.
      O presidente do Riograndense também criticou o fato de a FGF estar gerindo os direitos de imagem da Segunda Divisão do futebol gaúcho e pediu que os clubes (a esta altura o presidente da federação já havia saído da audiência) detenham os direitos. Também ironizou a discrepância de tratamento da FGF com os clubes da primeira e da segunda divisão. “Não conseguimos fazer o nosso congresso técnico em Buenos Aires, quem sabe um dia consigamos fazer em Rivera”.

>>Secretário anuncia medidas
        O secretário do Esporte, Kalil Sehbe, anunciou que está quase pronto para ser enviado à Assembleia um projeto de incentivo ao esporte. A lei estabelecerá que as empresas poderão descontar 0,25% do ICMS para apoiar projetos esportivos. O governo deve viabilizar também para 2012 um curso para 150 gestores esportivos. “Nós precisamos gestão do esporte, não adianta só dinheiro, se não tem administradores”, afirmou.
       Sehbe disse ainda que o governo prepara a criação de uma escola de arbitragem, para utilizar a profissão como meio de inclusão. Além disto, o Estado também deve apoiar a criação de um campeonato estadual de várzea.

>>“A FGF está cansando” diz Novelletto
       A necessidade de aprimoramento da gestão dos clubes foi levantada por vários participantes da audiência, entre eles o representante do Sindicato dos Atletas, Décio Neuhaus, que disse que o Estado deve fiscalizar o uso da verba de seus patrocínios pelos clubes. “Muitos clubes acabam gastando onde não devem, e acabam não pagando os atletas”.
      Para o presidente da FGF, Francisco Noveletto, não dá para dizer que os dirigentes do interior são maus gestores, tendo em vista os parcos recursos com que mantêm as agremiações. Noveletto, que tem conseguido fechar alguns contratos de patrocínio extensivos a todos os clubes na primeira divisão, cobrou maior participação do Estado. “Não pode ser só a federação a segurar os clubes, é o momento de o Estado entrar também. A FGF está cansando”.
      Noveletto fez eco ao deputado estadual Valdeci de Oliveira que relatou que, quando prefeito de Santa Maria, teve problemas com o Tribunal de Contas ao patrocinar os dois clubes da cidade – Riograndense e Internacional. “O TCE tem que permitir o patrocínio que tenha algo em troca, como escolinhas para crianças carentes. As prefeituras têm que patrocinar, os clubes são o cartão de visitas das cidades”, afirmou Noveletto.
     O presidente da FGF se defendeu do fato de ter barrado recentemente clubes rebaixados para a recém criada terceira divisão de participar da Copa Laci Ughini, afirmando que deseja que os clubes estejam saneados financeiramente. Prefiro que joguem quatro meses por ano e paguem seus compromissos. Eu acabei permitindo que o Guarany jogasse e o clube não está conseguindo nem viajar”, disse.
(Fonte: Felipe Prestes - Sul21 || Fotos: Ramiro Furquim )

    Sem dúvidas foi uma grande Audiência Pública proporcionada pelo Deputado Alexandre com participação dos clubes, jogadores e membros do estado. É de se lamentar que o presidente da FGF tenha saído mais cedo da Audiência, sem ter ouvido as criticas dos clubes.

Um comentário:

Unknown disse...

O Rio Grande do Sul tambem esta cansado e de saco cheio do sr. Novelletto e se acha que ta ruim fique em casa assistindo novela.Acho que ta mais que na hora de fazerem mudanças no futebol gaucho a começar por essa eterna direçao que nao quer largar nunca,pq no fim das contas nada melhor que ser presidente pra promover suas empresas.