sábado, janeiro 28, 2012

Comitiva da Fifa realiza vistoria em Rio Grande


         O Centro Esportivo Denis Arthur Lawson inseriu o município como a 20ª cidade a ser visitada pelo Comitê Gestor da Copa do Mundo da Fifa. A atividade ocorreu na manhã desta sexta-feira (27), na qual a comitiva do CGC, acompanhada por membros da diretoria do Sport Club Rio Grande, do secretário geral de Governo Leonardo Salum e representantes locais, verificou as potencialidades de Rio Grande ser um dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS).
         A visita começou com uma reunião onde foram analisados mais de cem detalhes técnicos. Entre os critérios verificados pela Arena - empresa responsável pelo monitoramento de estádios e campos - incluem-se condições e metragens dos gramados, estrutura disponível como vestiários e academias. 
O Comitê Organizador da Copa do Mundo 2014 é responsável por oferecer o catálogo com 64 cidades à Fifa e não atua na escolha dos CTS. A inspeção das potencialidades de cada município é realizada por empresas terceirizadas. Já a escolha será feita pelas próprias seleções estrangeiras. Na candidata rio-grandina o roteiro contou com a vistoria do campo principal e dos suplementares no estádio Arthur Lawson onde o sistema de irrigação, iluminação e o solo foram avaliados. A comitiva teve uma rápida passagem pelo Hotel Atlântico para o CGC conhecer a sua localização. Futuramente outra empresa deve checar as condições do hotel e emitir a avaliação da hospedagem no município. 
       De acordo com o coordenador da Câmara Temática de Estádios e Gramados do CGC, Ricardo Nunes, a Fifa não informou a data que serão divulgados os resultados no Estado. Ele disse ainda que os municípios não competem entre si, o importante é a estrutura disponível estar dentro dos requisitos. Pontos como proximidade com aeroportos, rede hoteleira, sistema de abastecimento elétrico e de água também compõem os itens decisivos.
        No Estado 22 cidades são candidatas. Em março devem ser divulgados os primeiros resultados das regiões visitadas em 2011. Ainda assim haverá janelas de inscrições posteriores e os locais que não estiverem aptos poderão realizar adequações e se inscrever novamente.
         O resultado final só acontecerá após o sorteio da Copa do Mundo em dezembro de 2013, após a escolha dos locais pelas seleções participantes.

Diário Popular - Andressa Barbosa

Nenhum comentário: