quarta-feira, agosto 15, 2012

Nova Arena: Técnicos chegam de helicóptero para vistoriar o Eucaliptos


       A equipe técnica contratada pelo empresário nordestino Carlos Alexandre Gentil Philomeno Gomes, da Philomeno Imóveis e Participações S/A, chegou de helicóptero a Santa Cruz do Sul na tarde desta quarta-feira, 15. Eles pousaram no campo do Parque da Oktoberfest, onde se encontraram com o presidente do Avenida, Jair Eich. Dali, partiram para as dependências do Periquito, na Rua São José. Eles vieram à cidade para as primeiras visitas visando a elaboração do pré-projeto de construção de uma arena multiuso no Estádio dos Eucaliptos.
      Philomeno já estava na cidade desde a noite de ontem e alugou o helicóptero hoje para que os arquitetos Luciano Guimarães, ex-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), do Ceará, e David Léo Bondar, ex-integrante da mesa diretiva do Crea-RS, que estavam em Porto Alegre, se deslocassem da Capital até Santa Cruz e pudessem avistar do alto a área pertencente ao Avenida. Neste sobrevoo, foram realizadas as primeiras fotografias necessárias para a confecção do anteprojeto.
      "As ações de hoje servem para darmos prosseguimento ao cronograma apresentado na última semana. Trouxemos essa equipe de arquitetos para eles fazerem uma avaliação técnica do local. O segundo passo será o levantamento topográfico, para então partimos à sondagem E ao anteprojeto", disse Philomeno. O planejamento prevê a entrega deste estudo preliminar completo em até 15 dias.
      A intenção da Philomeno Imóveis e Participações S/A é usar a mão de obra local no maior número de etapas possíveis do projeto. Por isso, a pedido da dupla de arquitetos que está responsável por todo o processo, uma empresa da Região, que realiza os serviços de levantamento topográfico será contratada para auxiliar nos estudos. "Eles têm o conhecimento local, o que facilita os estudos", comentou.
      Além da visita aérea, também foi feita uma inspeção às dependências do parque social do clube, que tem duas piscinas - uma delas coberta -, salão de festas e os vestiários esportivos. Conforme Philomeno, a ideia é agilizar a elaboração do projeto para que a obra tenha início ainda em 2012. "Queremos correr contra o tempo para habilitar Santa Cruz para receber uma seleção antes ou durante a Copa do Mundo", disse o empresário, que é primo do ex-deputado estadual e federal pelo estado do Ceará, Ciro Gomes, e administra uma de shoppings no Brasil. Ele acredita que com um ano e meio de trabalho conseguirá concluir a arena.

O QUE É O ANTEPROJETO?
      O anteprojeto trará as possibilidades técnicas do que pode e do que não pode ser construído no terreno pertencente ao Avenida. A partir das dimensões - a área total tem 19,8 mil metros quadrados - os arquitetos que visitaram os Eucaliptos hoje vão projetar o que o espaço permitir. A ideia é que, além da arena futebolística, haja também uma pista atlética para diversas modalidades, hotel, teatro, cinema, centro de convenções e estacionamento.

CRONOGRAMA
     "A partir de agora arregaçamos as mangas e vamos ao trabalho", reiterou Philomeno, após o término da vistoria. Nestas quinta e sexta-feira os trabalhos serão realizados pelos topógrafos locais e por um dos arquitetos, que ficará hospedado em Santa Cruz até o final de semana. Na segunda-feira, chegam profissionais da área de pesquisas de solo entre outros técnicos que, com base nos dados preliminares, já vão trabalhar a viabilidade financeira do empreendimento.

Portal GAZ

Nenhum comentário: