sábado, setembro 29, 2012

Inter prepara sua maior eleição


            Um colégio eleitoral superior a 96% dos municípios gaúchos. É isso que poderá ocorrer no  pleito que o Internacional realizará neste ano para definir o próximo presidente do Clube, bem como a renovação de 50% de conselheiros.  Será a maior eleição de um clube de futebol em todos os tempos. Estarão aptos a votar mais de 75 mil eleitores, número quase 40% superior ao da última eleição colorada, em 2010. Para se ter uma ideia, apenas 18 cidades gaúchas contam com mais eleitores. Grandes localidades como Erechim, Guaíba, Santana do Livramento e Cachoeira do Sul têm colégios eleitorais inferiores ao do Internacional.
            E a principal novidade para este pleito será a possibilidade de votação pela internet, garantindo uma participação mais ampla dos sócios, com menores custos para o Clube e com maior velocidade de apuração. Trata-se de uma iniciativa absolutamente inovadora, objetivando a maior participação do sócio no processo democrático do Clube, como é marca do Inter. A maioria absoluta dos sócios (93%) terá, então, duas possibilidades de votação: pelas urnas eletrônicas no Gigantinho ou pela internet. Apenas quem não tem e-mail cadastrado pelo Clube no universo apto a votar não poderá usar a rede mundial de computadores. A votação pela internet será possível graças à estratégia consistente de relacionamento permanente que o Clube mantém com o sócio. Todo o processo de votação pela internet será fiscalizado e conduzido pela Procergs.
            O Clube, orientado por uma comissão eleitoral suprapartidária, irá contatar com os sócios por e-mail e telefone para atualização cadastral. É fundamental que o associado faça a atualização dos seus dados como endereço de email, CPF e RG, entrando em contato com a Central de Atendimento ao Sócio (CAS). Haverá uma campanha de informação da importância destes dados da votação via internet. Após a confirmação dos aptos a votar, em novembro, os sócios vão receber um e-mail convidando a participar da eleição e instruindo como funcionará o processo pela internet. Este e-mail será enviado para a caixa postal cadastrada pelo Clube.
            Na primeira quinzena de novembro, será disponibilizada a transação para opção de voto pela internet. A opção vai utilizar a mesma senha atual que serve, entre outras ações, para fazer o check in antecipado nos jogos, portanto é uma senha bastante conhecida e utilizada pelos sócios. Uma vez feita a opção pela internet, isso impede a votação na urna eletrônica. Depois disso, os sócios optantes recebem novo e-mail contendo um link único e inviolável para cada sócio. Este link será liberado somente no dia e no horário da votação. Haverá um segundo link, neste mesmo e-mail, em que será solicitada a confirmação do recebimento do e-mail. Todos estes cuidados servirão para impedir qualquer tipo de fraude.
Calcula-se que o custo com a eleição de 2012 será quase 50% inferior à de 2010 graças à opção pela internet.  Além disso, a apuração será instantânea, tão logo se encerre o horário de votação. É o maior quadro social das Américas apto mais uma vez a dar novo show de democracia.

Nenhum comentário: