terça-feira, dezembro 25, 2012

Bate Bola com o técnico do União Frederiquense


               Em meados de outubro, exatamente no dia 22, União anuncia como gerente de futebol, Rafael da Rosa, ex-goleiro do clube, e então os trabalhos começaram realmente em visando o 2013. As buscas da formação do planejamento e da comissão técnica fizeram que reuniões se tornassem constantes - foram inúmeras já realizadas. Depois das definições e planejamento, iniciaram os anúncios da nova comissão técnica e elenco do União Frederiquense.
             No dia 5 de novembro, parte da ansiedade dos torcedores é suprida em relação ao nome do novo treinador do Leão da Colina. Tiago Nunes, 32 anos, acerta com o União e é anunciado frente ao comando técnico da equipe. Com uma década dedicada ao futebol, experiência para contribuir e agregar em Frederico Westphalen, o técnico profissional mais jovem do Rio Grande do Sul se define como impaciente e que busca a excelência em tudo que se envolve. Com objetivos bem definidos, busca a concretização dos mesmos. Muito sério dentro das quatro linhas, fora delas, sua simpatia sem fim cativa a todos.
            Há quase 50 dias a frente ao comando técnico do clube, o treinador do União Frederiquense, Tiago Nunes, em entrevista exclusiva a reportagem do O Alto Uruguai, comenta sobre o planejamento, trabalho desempenhado até então, possíveis novos reforços, e por fim, deixa um recado a todos os torcedores do Tricolor da Colina.
            As apresentações do elenco 2013 do União iniciaram oficialmente no dia 13 de novembro deste ano, e até o momento o clube já conta com 92.8% do elenco (**) formado, sendo ao total 26 jogadores oficialmente anunciados, e a direção trabalha fechar o elenco em 28 atletas. Ao ser indagado se o elenco já estaria fechado para o próximo ano o técnico Tiago Nunes disse não acreditar em grupo fechado. “Com o dinamismo que o futebol exige, em alguns momentos aparecem negociações de ocasião que nos fazem ter que voltar ao mercado. Acredito que em um primeiro momento precisamos buscar mais um Volante e um Zagueiro. Creio que um grupo ideal gira em torno de 25-27 atletas, mas estamos aumentando esse número para oportunizar aos atletas da base que possam mostrar seu futebol, hoje temos 8 atletas que vem da base do clube, e é um trabalho que temos que valorizar. Logicamente que não queremos pular etapas, nem colocar responsabilidade em atletas mais jovens, mas com o decorrer do trabalho e do dia-a-dia eles terão a oportunidade de mostrar se tem condição de jogar e ter seu espaço”, destacou o técnico.
            Com o foco voltado para a estruturação da gestão do futebol e montagem do grupo, estabelecendo princípios de gestão que irão nortear o trabalho que o grupo - equipe técnica e atletas -, realizarão, os trabalhos seguem incessantes no Vermelhão da Colina.
            - Estamos definindo metas e estruturando o caminho que iremos percorrer na preparação do time e durante a competição. Isso envolve otimizar o dia-a-dia através da definição de ações exatas para cada problemas que ocorrer, como formar uma equipe multidisciplinar - com Médicos, Fisioterapeutas, Dentistas, Nutricionista, Preparação Técnica/Física e demais áreas-, que atue coligada e assim possamos ter um perfil completo dos atletas que teremos. Dentro disso a indicação e contratação de atletas juntamente com o Rafael tem sido outro ponto que estamos bastante envolvidos, pois se conseguirmos diminuir a margem de erro nesse período inicial, certamente as correções futuras serão menores, disse Tiago.
           As observações e os números do Leão da Colina despertam ainda mais a expectativa dos torcedores, simpatizantes e curiosos em saber mais sobre o clube.
           A média de idade do elenco baixou consideravelmente, depois do clube ter anunciado o pacotão com 12 “pratas da casa”.  Antes em 32 anos, agora em 26.5 anos (*).
           Com atacantes de velocidade e atacantes de referência, zagueiros destros e canhotos, jogadores com boa estatura – a média até o momento é de 1,80m - e atletas que possam exercer mais de uma função, foram algumas das características individuais dos jogadores procurados pelo União, para que em grupo se complementassem:
           Realmente acredito que a individualidade pode vencer algum jogo, mas tenho convicção que somente o coletivo pode tentar buscar o acesso. Sendo assim a principal característica que tenho buscado é de atletas que tenham espírito coletivo, que tenham entendimento tático do jogo, que sejam humildes para correr dentro do campo. Após esse primeiro critério, estamos buscando atletas com características diferentes para cada função, como meias verticais e/ou de manutenção de posse de bola, atacantes de velocidade e atacantes de referência, zagueiros destros e canhotos, jogadores com boa estatura. Nossa média até o momento é de 1,80m, e atletas que possam exercer mais de uma função (Polivalentes), disse Nunes:
            Ao total o União terá 10 jogadores com mais de 30 anos. O setor mais experiente do elenco é a zaga, que conta com 4 jogadores, e tem média de idade de 30 anos. Sendo que o jogador mais experiente deste setor é o zagueiro Aguinaldo, que até março – inicio da competição - completará 35 anos. Já o setor mais jovem, é a lateral-esquerda, que até o momento conta com dois atletas, e a média de idade é de 22.5 anos.
           Com o objetivo de formar um elenco mais experiente foi algo planejado, como destaca o treinador do União, Tiago Nunes,. “Definimos por montar um grupo que tenha um lastro competitivo tem sido um dos focos nesse processo. Estamos buscando atletas que já tenham no seu currículo passagens vitoriosas, e que quando pressionados tenham capacidade de reagir com naturalidade. Logicamente que estamos focados em atletas que não tenham histórico de lesões recentes e principalmente tenham jogado competições durante todo ano de 2012”.
            Um dos setores mais carentes até o momento é a lateral-direita, que conta também com apenas dois jogadores. Um em início de carreira, Douglas Fortes, outro muito experiente, Barão. Para Nunes, a lateral-direita não é a mais carente, visto que ambos os jogadores conquistaram o acesso nos clubes onde defenderam em 2012 – Barão com o Passo Fundo para a série A, e Douglas Fortes com o Gaúcho de Passo Fundo, para a série A2 do Campeonato Gaúcho. “De maneira geral estamos tentando buscar dois atletas por posição, acredito que temos opções para desempenhar as funções. Temos o Gilvan que é um atleta que já desempenhou a função em muitos clubes, e ainda o Ganzer, que mesmo não fazendo parte do grupo inicialmente, tem contrato em vigor com o clube”, disse Tiago Nunes.
               O técnico Tiago Nunes dará uma pausa nos trabalhos para passar o Natal ao lado da sua família na capital Gaúcha, em Porto Alegre, e depois retoma aos trabalhos no União. Nos próximos dias mais reforços deverão ser anunciados pela direção frederiquense. 
                Média de altura alta, média de idade razoável, planejamento invejável. Referência em organização. Faltando pouco mais 80 dias para o início da Divisão de Acesso 2013, o clube se antecipou e confirmou a contratação de 26 jogadores. Muito já se fez, mas há muito que fazer. Se tudo (ou quase tudo) sair do papel, 2013 será o ano do União Frederiquense.

O grupo do União até o momento é formado por:

Jogadores
Goleiros: Bruno Hepp, Felipe Gallas e Cristiano Prudêncio;
Zagueiros: Anderson Bil, Gabriel Basso, Xavier e Aguinaldo Moreira;
Lateral-direito: Barão e Douglas Fortes;
Lateral-esquerdo: Juliano Tatto e Willian Bones;
Volante: Marcelo Willian Ferreira, Douglas Rinaldi, Marcelo Gutkoski e Ricardo Thalheimer;
Meia-atacante: Gilvan Piaia, Ricardo de Lima, Adelki Lima, Michel Lugo, Thiago Corrêa, Jean Michel, Alexsandro Manoel de Sousa;
Atacantes: Hyantony do Nascimento, Jajá, Antônio Araújo, Francisco Mattioni;

Comissão Técnica:
Técnico: Tiago Nunes
Preparador Físico: Gian Oliveira
Preparador de goleiros: Matheus Kendzerski

(*) As médias de idade foram calculadas com base a idade 
dos atletas até o início da Divisão de Acesso 2013 – Março.
(**) Pretensão da direção em fechar o elenco com 28 jogadores. 

Crédito: Caroline de Oliveira/Jornal O Alto Uruguai

Nenhum comentário: