quinta-feira, março 21, 2013

Tecnologia a serviço do Juventude


             O futebol praticado atualmente atingiu patamares físicos que certamente superam as expectativas criadas até a década de 90. Um esporte que sempre se destacou pela técnica, apresenta hoje uma realidade em que o combate e a organização tática são armas tão ou mais utilizadas. Não que os dribles e a criatividade sejam deixados de lado, mas são elementos mais raros e as fortes marcações acabam inibindo esse tipo de jogada.
             Para se ter uma ideia da evolução do futebol neste sentido, na década de 60, um jogador corria em média 4 km por partida. Em 60, corria 6 km. Em 70, 8 km. Em 1980, 9km. A média de 1990 para cá se mantém entre 8 e 12 km por jogo. Se a força, o combate, a imposição e principalmente a resistência se tornaram elementos fundamentais no futebol moderno, nada melhor do que voltar as atenções a essas características inerentes a todos os atletas. O departamento de preparação física e fisiologia do Esporte Clube Juventude, atento a esta situação, desenvolve um trabalho para avaliar e individualizar o desempenho de cada jogador em todos estes atributos.
              Para isso, o Juventude coloca a disposição recursos capazes de controlar, periodicamente, a performance dos jogadores durante as atividades, como treinos físicos, técnicos e táticos. Há cerca de um mês, o clube adquiriu aparelhos GPS, que controlam a movimentação dos atletas. Os dados apresentados pelo dispositivo são repassados para um computador, que apresenta distância percorrida, velocidade de acelerações e velocidade média, visualização do trajeto por satélite e ainda, frequência cardíaca.
Estes dados oferecem aos preparadores físicos a ideia exata do rendimento de cada atleta em diversas valências. De acordo com o preparador físico do time principal do Juventude, Cristiano Pozzer, esse levantamento dos números possibilita a individualização do planejamento de treinos destinados aos atletas. “Com esta avaliação pontual, conseguimos ter uma ideia da individualidade dos atletas. Podemos traçar também, de uma forma muito precisa, suas qualidades e outras características que podem ser aprimoradas para um melhor desempenho na função exercida por ele durante o jogo”, explica o profissional.
          Além dos resultados práticos, a utilização do GPS e o controle das atividades permite a criação de um  banco de dados de cada atleta, algo que possibilita o acompanhamento da evolução do desempenho. Além disso, o fato de o atleta estar sendo monitorado, certamente incentiva a prática do trabalho em alto nível, como destaca o auxiliar de preparação física, Diego Almeida: “o atleta sabe que suas ações no treino estão sendo controladas e a tendência é que ele se sinta instigado a produzir mais e se superar em cada trabalho. Assim o nível de treino se eleva e a evolução no condicionamento acontece naturalmente”, destaca.
Mas o trabalho de acompanhamento de desempenho nas atividades não se restringe apenas ao uso do GPS. Outra ferramenta utilizada pelo departamento de preparação física do E. C. Juventude é a medição da quantidade de CK sanguínea. Entre jogos e treinos, devido à exigência física de alto rendimento, ocorre o rompimento de fibras musculares, algo que gera a liberação, para o sangue, de uma enzima chamada creatinaquinase, simplesmente conhecida como CK. Assim, a quantidade de CK encontrada no sangue pode indicar a dimensão dos danos sofridos pela musculatura durante determinada atividade. A partir disso, é possível identificar quais jogadores estão mais propensos a lesões ou quais podem ter a carga de treinamento aumentada.
           Outro instrumento também utilizado é o “lactímetro”, que mede a quantidade de lactato no sangue. Esta substância é liberada pelo organismo quando é necessário o fornecimento rápido de energia por um tempo prolongado. Desta forma, a concentração de lactato se eleva no sangue de maneira correspondente a intensidade do exercício. Sendo assim, a análise dos níveis de lactato serve para avaliar quanto intenso está sendo o treino para determinado atleta e para utilização em protocolos específicos de avaliação.
Todas estas ferramentas voltadas para a prática esportiva de alto rendimento trazem ao preparador físico e, consequentemente ao jogador, uma base científica e fidedigna de seu desempenho atlético. Sem estes métodos, a avaliação é absolutamente subjetiva.
          No Esporte Clube Juventude, todo o planejamento de treinos é realizado entre os preparadores físicos, fisiologista, treinador e o restante da comissão técnica. Este trabalho integrado permite que todos os envolvidos com o futebol estejam a par das atividades. Os próprios jogadores são conhecedores de seus desempenhos durante os trabalhos e isso permite que o acompanhamento seja constante. Todo este esforço tem apenas um objetivo: proporcionar o suporte necessário para os atletas desempenharem o melhor futebol dentro de campo.

Assessoria do Juventude

Um comentário:

Unknown disse...

Bom ,muito bom. Logo,logo o Brucutu será jogador de futebol.