domingo, junho 16, 2013

O Gigante Adormecido: Os 100 Anos do Grêmio Santanense


           Fundando em uma segunda-feira, no dia 11 de junho de 1913 por um grupo de jovens santanenses que costumavam se reunir na Barbearia do Ladário. Os documentos da fundação e dos primeiros anos do velho Colorado se perderam em um incêndio em 1919 na residência do então secretário do clube, Joaquim Sanz, que guardava toda a documentação relacionada ao clube.
           Manda seus jogos no Estádio Honório Nunes, que recebe este nome em homenagem ao presidente da gestão de 1915. Honório Nunes quando esteve a frente do clube superou inúmeras dificuldades para manter o Grêmio Santanense em seus primeiros anos de existência. Deste então a presença do patrono é constante na vida do clube.
          É a equipe mais vitoriosa de Santana do Livramento a nível estadual, onde entre seus triunfos constam o maior título do Estado, o Campeonato Gaúcho de 1937, também foi vice-campeão em 1939 e 1948.
           Foi vice-campeão do Campeonato Gaúcho 2ª Divisão em 1991, Campeão e vice-campeão do Campeonato Gaúcho 3ª Divisão em 1967 e 2000 respectivamente.
           O uniforme do Grêmio Santanense possui as cores alvi-rubra como as do Internacional e o nome Grêmio como o do Grêmio, as duas equipes mais importantes do estado.
            Graças a muitos de seus jogadores e diretores, conseguiram através de campanhas dignas em toda sua história, fixar a marca inconfundível com forte identidade no estado, a camisa vermelha com as mangas brancas faz com que esse detalhe se diferencie de todos os outros times alvi-rubros do Rio Grande do Sul.
           Depois de algumas boas campanhas nos anos 90 na Primeira Divisão Gaúcha, caiu para a Segunda Divisão Gaúcha em 1999 tendo um fraco desempenho no ano seguinte caindo para a Terceita Divisão Gaúcha, Voltou para a Segunda Divisão em 2001 permanecendo até o ano de 2003, quando desistiu de competir, encerrando as atividades no futebol profissional. Em 2009 voltou a participar de competições municipais de futebol amador, sete e futsal.
          Em 11 de junho de 2012, dia em que completou 99 anos, câmara de vereadores de Santana do Livramento realizou uma cerimônia para abrir a contagem regressiva do centenário do clube colocando em discussão a volta do colorado santanense ao profissionalismo. Contou com a presença de dirigentes e torcedores no evento.
         O Grêmio Santanense tem como seu maior rival o 14 de Julho, com o qual realiza o clássico Gre-Qua, também teve como rivais o Fluminense (licenciado) e o Armour (licenciado), ambos de Santana do Livramento.

Um comentário:

Leandro Stracke disse...

Todo este abandono do clube Santanense e cenário da MA GESTÃO DOS PEQUENOS CLUBES brasileiros não tem categoria de base times formados de aluguel e verão profissional ai acaba competição o clube fecha mesmo tem que ter bases fortes não adianta e não pensar em profissionalismo sem bases,Mas no momento que uma diretoria formula um clube vem outros para destruir isto que e omais triste e depois larga com pesadas dividas eo que mais vemos por ai.