quarta-feira, julho 31, 2013

Cobertura do Beira-Rio começa a ganhar forma


         A montagem da cobertura do novo Beira-Rio segue em ritmo acelerado. Quem passa por qualquer um dos quadrantes, ou mesmo se desloca pelas ruas próximas ao estádio pode observar um novo caminhão transportando parte das peças ou os operários da Andrade Gutierrez, com os seus já tradicionais macacões vermelhos, trabalhando na montagem desta que promete ser o grande charme do estádio gaúcho da Copa 2014. As equipes da AG divididas em seis frentes de trabalho e 80 pessoas envolvidas diretamente, além das equipes de apoio, montam de três a quatro folhas por semana - sendo que, hoje, alcançamos a marca de 30 P1 e P2 , além de oito P3 já instaladas. O primeiro módulo da P4 que está montado deve ser erguido nos próximos dias. O planejamento da obra prevê a conclusão da estrutura metálica até o final de novembro. Antes disto, contudo, já a partir de setembro, a membrana que cobrirá as folhas começa a ser instalada.
        De origem alemã, a película passa por um beneficiamento e preparo na fábrica. Ela vem para o Brasil em navios e já nas medidas corretas, isto é, pronta para instalação. A cobertura está sendo confeccionada em PTFE (Politetrafluoretileno) - um material sintético com diversas propriedades vantajosas para o uso na construção civil. Nos módulos principais (folhas) a membrana é opaca e no entre folhas, translucida, o que permitirá a iluminação interna do estádio. Há também um efeito estético secundário de demarcação da estrutura das folhas e realce da concepção arquitetônica.

         Ao ser instalada a membrana das folhas terá uma coloração bege. Poucos dias depois, com a ação do sol, passará para o branco. A nova cobertura terá uma série de vantagens e seguranças tais como: superfície com propriedades antiaderentes o que facilita a limpeza, é classificada com incombustível (segura contra fogo) e durabilidade comprovada (utilizada em algumas estruturas internacionais desde a década de 70 sem sinais de deterioração).

Site do Inter

Nenhum comentário: