quinta-feira, outubro 17, 2013

Clubes reclamam da falta de apoio e melhor organização da Terceirona


            Muitos dirigentes de quase todas as agremiações que disputam a Série B ou terceirona gaúcha desta temporada vem conversando uns com os outros e colocando nas mídias das suas cidades matérias para a FGF (órgão máximo do futebol gaúcho) em prol de melhorias para o campeonato, sendo que em seu site não tem nenhuma notícia ou informação relacionada ao campeonato, nem se quer tabela de jogos, sendo assim um campeonato pouco divulgado, eles pedem também apoio financeiro. O Milan acabou desistindo devido as questões financeiras. Os  clubes reclamam inclusive de algumas exigências como a proibição de macas de lona, pois a FGF pede maca rigida. Em muitos estádios quem vem acompanhando de saúde é o SAMU. No dia 6 de maio durante o congresso para a realização do torneio todos os clubes que estiveram presentes resolveram jogar o campeonato sabendo das limitações para essa temporada, sendo que em anos anteriores a FGF conseguia patrocínios, Presidente Francisco Novelleto disse:
        Quanto á fórmula foi apresentada e vocês aceitaram vocês decidiram, agora estamos abertos a mudar se realmente torna-se inviável, sem problemas algum, muitas vezes o Ser Humano fica mal acostumado. Alguns anos atrás conseguimos patrocínio, outros até pagamos de nosso caixa, fato tal que este ano não aconteceu, motivo pelo qual estamos construindo o novo prédio, a nova casa do futebol Gaúcho. Serão dois anos de total economia, e vamos deixar bem claro tua reclamação: FGF não tem Clube, cada qual tem que analisar sua situação, se pode ou não jogar campeonatos!”
            Apresentada isso, os clubes reivindicavam e queriam um campeonato mais digno, com mais apoio aos clubes chamados “pequenos”, e nesse encontro do dia 06 de maio, todos os presidentes dos clubes apostaram no empenho do Sr presidente da FGF e de uma estratégia em ajudar os clubes e muitos clubes aceitaram as propostas da federação e aguardavam, mas o resultado não veio, e infelizmente o patrocínio não chegou e agora nessa semana a ultima da segunda fase de campeonato antes do término os clubes ainda não receberam apoio algum e aguardam pelo repasse de valores as equipes participantes, reclamaram também que para um bom campeonato o tempo para o diálogo deveria ser maior e não em apenas uma hora de congresso técnico, vale lembrar que o congresso técnico começou com praticamente uma hora de atraso, e que seriam melhor falar de bons times, bons gramados, bons estádios e claro o alvo de quase todos os clubes, os trios de arbitragem que com péssimas atuações vem prejudicando veemente vários clubes.
         Em si para os presidentes dos clubes que disputam a Série B em 2013, a realização do torneio desse ano foi mal planejado, com jogos distantes com raio de 500 km até, arbitragem de baixa qualidade, sem contar que sem a ajuda de custo proposta pela FGF que não chegou e dessa forma é quase impossível deixar aberta as portas dos clubes do interior, uma frase do Presidente do Sport Club Rio Grande, Rafael Tremper Leonetti  disse:
         “O propósito do campeonato que estamos disputando é bem claro: ACABAR COM OS CLUBES DO INTERIOR! Vejamos: antes, que havia alguma ajuda financeira por parte da FGF o campeonato era regionalizado. Hoje, com a ajuda ZERO, temos um campeonato com deslocamentos pelo RS inteiro. Além disso, foi permitida a participação dos clubes nas demais disputas do segundo semestre, o que torna a tabela uma verdadeira baderna, com jogos as segundas, sextas. Se tiver público em uma ‘terceira’ divisão já não é fácil, imagina quem está jogando nessas datas. Quando abrimos os portões para um jogo já entramos devendo a arbitragem. Além disso, temos que pagar a filmagem que é exigida. São também possibilidades de despesas a segurança, ambulância e mais alguma coisa que possa ter me passado em branco agora, ou seja, já entramos devendo, no mínimo, R$ 1.300,00! Para mim é claro o objetivo da FGF: acabar com os clubes do interior”.
         Então muitos dos presidentes são a favor desse movimento, e esses valores não são do Rio Grande só, mas sim os gastos de todos os mandantes de cada partida e que é fundamental a reunião antes, desde já se pense em estratégia de ação para o próximo ano de 2014, todos os refletores estarão voltados para a Copa do Mundo no Brasil e os jogos em Porto Alegre, e não seria nada bom para a FGF que os clubes do interior boicotassem os campeonatos.

Um comentário:

GAÚCHO DE PASSO FUNDO disse...

Prezados ,
Em função do artigo ,Falta de apoio....
Alguns esclarecimentos :
- Não houve, por parte do SC Gaúcho , nenhuma manifestação com relação a matéria acima publicada ;
.Não participamos da reunião na FGF da formula do campeonato,jogamos a segundona, não podemos avaliar o que ficou acordado;
- TEMOS POSICIONAMENTO ,DESDE DE 2010, COM RELAÇÃO :FORMULAS , FGF, CLUBES ,VERBAS .....
- E de pronto nós posicionamos CONTRA a tentativa de utilizar apenas 3 profissionais com idade superior a 23 anos na terceirona de 2014.

Gilmar Rosso
Presidente SC GAÚCHO