terça-feira, abril 29, 2014

EXCLUSIVO: Entrevista com o técnico Campeão do 1° Turno da Terceirona, Julio Batisti

Foto: Fábio Dutra/Jornal Agora
             Hoje o nosso BATE BOLA especial é com o técnico do Rio Grande, Julio Batisti, Campeão do Primeiro Turno, da Terceirona Gaúcha. O profissional irá falar sobre as principais dificuldades do clube até conseguir a vaga a Divisão de Acesso de 2015 e também sobre a campanha do clube. Confira a entrevista EXCLUSIVA que o treinador concedeu ao site PELEIA FC:

>>> Como foi a emoção de levar o clube mais antigo do Brasil a Série A2 ? Um recomeço?
Batisti: Não chamaria de recomeço, mas sim de uma nova história sendo construída. A última conquista do clube havia acontecido em 1962 e todo esse tempo levou o seu torcedor a estar sempre na defensiva, desconfiado, com a autoestima baixa, temendo o fracasso mais uma vez e o que esse grupo fez foi resgatar a paixão, o otimismo, mostrar que podemos mais, que é possível sonhar com conquistas e vitórias e esse sentimento ficou explicito ao final, pois se via muitos deles chorando de emoção e isso é que nos gratifica.
 
>>> Qual foi a maior dificuldade enfrentada contra o São Gabriel ?
Batisti: Vencemos bem o primeiro jogo da final em São Gabriel e isso nos proporcionou uma vantagem no jogo da volta, mas passamos alertando a equipe que não havíamos ganhado nada, que enfrentaríamos um belo time, bem treinado pelo Carlos Moraes e que jogaria conosco brigando pelo titulo e foi o que aconteceu. Nosso adversário fez um grande jogo, culminando com nosso time que esteve bem abaixo do que esperávamos. O importante foi que o campeonato premiou as duas equipes que se planejaram melhor para iniciar a competição.

>>> Qual foi o momento mais difícil no campeonato?
Batisti: Tivemos dois momentos muito difíceis. O primeiro deles foi a derrota para o Bagé, pois até aquele momento estávamos invictos e vínhamos evoluindo técnica e taticamente, além de liderarmos a competição, mas de líder, numa situação até certo ponto cômoda, caímos pra terceiro e com riscos de não nos classificarmos, mas reagimos rápido e na partida seguinte com Farroupilha, mesmo não fazendo um bom jogo, vencemos, o que nos garantiu a primeira colocação da chave. O segundo foi os minutos finais da decisão e que nos deixou muito preocupados, mas a equipe teve comprometimento suficiente para jogar com o regulamento e segurar o resultado que nos proporcionou vencer o 1º turno.

Arquivo Pessoal
>>> Houve dificuldade na montagem do elenco?
Batisti: Montar um elenco de atletas não é tarefa fácil. É preciso avaliar muito bem cada contratação, pois passamos juntos maior parte do tempo dentro do vestiário, no campo, em viagens, hotéis e acabamos fazendo uma nova família e o convívio em família deve ser de total respeito e confiança. Além logicamente de avaliar em detalhes a parte técnica de cada um, saber suas características, seu histórico profissional, entre outros fatores. Mas tenho uma maneira democrática de trabalhar e escuto muito minha comissão técnica, formada por profissionais competentíssimos e de total confiança e cada atleta que foi contratado debatíamos muito até solicitarmos contato da diretoria, sendo assim mais tranquila a nossa montagem.

>>> Como é contar com a experiência do goleiro Luciano ?
Batisti: Tem sido importante não só para o nosso trabalho, nas atuações nos jogos, mas principalmente no ambiente do dia a dia, pois apesar dos seus 44 anos, é o primeiro a chegar e o último a sair do treino, trabalha sempre no limite máximo e isso acaba contagiando os mais jovens que tem nele uma referência de atleta e grande pessoa.

>>> Na sua visão o Presidente da FGF, Francisco Novelletto acertou em limitar a idade da Terceirona em atletas até 23 anos, podendo usar 3 com mais idade ?
Batisti: Sim. Nós estávamos pré-acertados com alguns atletas acima dessa idade, pois acreditávamos que não mudaria, mas trabalhávamos num plano B caso fosse aprovada essa ideia, o que acabou acontecendo e com isso descobrimos novos valores que certamente não teriam a chance de mostrar suas qualidades. 

>>> Quais atletas a cima dos 23 anos o clube tem ?
Batisti: Temos o goleiro Luciano, conhecido de todos, o volante Alexandre que havia trabalhado comigo em anos anteriores, o meia de armação Rafael Pelezinho e após a FGF nos posicionar favorável sobre a contratação além dos três acima dessa idade, mas podendo atuar apenas três por jogo, acertamos com o zagueiro e volante Sávio que estava conosco desde o inicio, passando a fazer parte de forma oficial do grupo.

>>> Que recado o senhor deixa para o torcedor do Vovô?
Batisti: O mesmo que tenho deixado desde que cheguei a Rio Grande há 12 meses, ou seja, que acredite, que ande de cabeça erguida e com orgulho do vovô, que seja otimista em relação ao futuro do clube, que sonhe com títulos, que não tenha como lema  apenas o de torcer para o clube mais velho do país, mas sim pelas suas conquistas, pelas vitorias, mas principalmente que se apaixone, pois futebol se resume a essa palavra. PAIXÃO. 

Nenhum comentário: