terça-feira, maio 27, 2014

FIFA abocanha a palavra "PAGODE" e quem usar comercialmente será processado

          As exigências da FIFA para a realização da Copa do Mundo no Brasil parecem não ter fim. A entidade máxima do futebol tomou posse do nome "pagode" e, até o fim do ano, ninguém pode usar o nome de forma comercial sem permissão da federação internacional. E quem desrespeitar pode ter que responder na Justiça por crime de violação aos direitos autorais. É que a Lei Geral da Copa concede à FIFA o direito de registrar marcas no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, o INPI. Sendo assim, os organizadores da Copa não perderam tempo e registraram o termo "pagode" como uma fonte tipográfica usada nas logomarcas do mundial. O problema é que a palavra dá origem a um gênero musical popular no país, usado por muitos grupos e bandas. E, se algum artista lançar um CD ou DVD, por exemplo, contendo o nome "pagode", enquanto a Lei Geral da Copa estiver valendo, vai ter que se explicar a Justiça e possivelmente pagar indenizações à FIFA. O especialista em Patentes da Universidade de Brasília, UnB, José Matias-Pereira, explica que o INPI poderia ter impedido o registro do nome "pagode" em favor da FIFA.
          "Pagode é um nome típico do Brasil, algo muito próximo dos brasileiros. O próprio INPI deveria ter refletido, inclusive, sobre a concessão dessa patente. É mais um item que aparece, que o Brasil se curvou diante da FIFA e está assumindo essa postura de subserviência de fazer concessões daquilo que não se deveria fazer. Então, eu entendo que isso é algo inadequado."  
       O especialista em patentes da UnB lembra ainda, que os grupos musicais que usam comercialmente o nome "pagode" podem ter prejuízos com a determinação do INPI.
      "Eu imagino que é fundamental que a sociedade brasileira, que os órgãos tenham o dever de cuidar dos interesses desses grupos musicais, porque eu entendo que isso não tem nenhum sentindo, não tem nenhum cabimento, aparece em um contexto que vai, efetivamente, criar prejuízos para as pessoas, para os grupos musicais que estão envolvidos nesse campo."  
         A banda Cia do Pagode é um dos grupos que estão impedidos de comercializar o próprio nome por causa do registro concedido a FIFA. O produtor do grupo, Roberto Carlos, admite que a Cia do Pagode pode ficar sem trabalhar durante a vigência da Lei que beneficia a FIFA. 
         "Isso simplesmente vai atrapalhar as bandas de pagode a defender o seu pão de cada dia, ganhar seu dinheiro dignamente. O grupo vai ter que ficar paralisado, as pessoas que mexem com pagode vão ter que deixar de trabalhar até que se finde essa Lei, esse combinado."
         A lista de nomes e figuras registradas no INPI pela FIFA ainda tem a palavra mundial relacionada ao ano 2014. Ou seja, "Mundial 2014" também é de propriedade da FIFA e não pode ser usado comercialmente por mais ninguém. Além disso, o INPI deve liberar para a entidade organizadora da Copa o nome Natal 2014. Diante da polêmica, a FIFA divulgou nota de esclarecimento, nesta quinta-feira. De acordo com o documento, a entidade registrou no INPI a palavra "pagode" para evitar que fontes tipográficas similares a que leva o nome do gênero musical brasileiro tenham vantagem comercial com a Copa do Mundo. Ainda segundo a nota, a FIFA não tem intenção de impedir que terceiros utilizem a palavra "pagode", a não ser em casos onde o termo esteja associado a uma empresa, comercial ou publicidade com o Mundial. Os registros das marcas da FIFA valem até do dia 31 de dezembro, quando a Lei Geral da Copa perde valor, no país.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário: